Saiu na mídia

Ao RD News, Juíza Graziele Cabral aponta Principais Causas de Acidentes de Trabalho

RD News
RD News
01 Mai 2023
Em 2022, Mato Grosso registrou 107 mortes por acidentes de trabalho, maioria por atos inseguros
Ao RD News, Juíza Graziele Cabral aponta Principais Causas de Acidentes de Trabalho

Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho apontam que Mato Grosso registrou 10,7 mil acidentes de trabalho e 107 mortes em 2022. A juíza do Trabalho Graziele Cabral Braga Lima afirma, em entrevista ao, que 90% dos acidentes acontecem pelo ato inseguro, feito na pressa ou “por gambiarra”. Muitos desses acidentes acabam na perda de um membro como uma mão ou pé, ou até na morte do trabalhador.

“Muitas vezes o empregado pensa: não vou chamar o encarregado, eu mesmo vou fazer que vai ser mais rápido. E nisso, ele faz algo que não está totalmente preparado e sofre um acidente. Ou até mesmo o contrário, quando a pessoa está muito segura de que sabe fazer uma atividade, pois faz isso todos os dias e despreza as regras de segurança que recebeu. O fator segurança envolve uma demora maior na realização da função do funcionário. Sabemos que, por exemplo, que em um frigorífico, colocar uma luva de aço para cortar uma carne leva a uma execução do corte mais devagar, mas é necessário”, explica.

O ano de 2022 teve 130 acidentes a mais que 2021, o que preocupa as autoridades, já que em anos anteriores, entre 2018 e 2019, o número de mortes por acidente de trabalho apresentou queda significativa.

 

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Quer conhecer mais sobre as rotinas trabalhistas e a Justiça do Trabalho? Clique aqui e tenha acesso a informações em linguagem simples e acessível, sem juridiquês!

Receba minhas
novidades em sua
caixa de mensagem!

siga meu instagram