Saiu na mídia

Juíza Graziele Cabral: Tornando a Justiça Mais Simples e Acessível

A Notícia Digital
A Notícia Digital
Notícias
27 Set 2024
A situação não é meramente hipotética e existe até mesmo um termo para isso: “juridiquês”.
Juíza Graziele Cabral: Tornando a Justiça Mais Simples e Acessível

A situação não é meramente hipotética e existe até mesmo um termo para isso: “juridiquês”. É o que explica Graziele Cabral, juíza no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região, em Campo Novo do Parecis (MT), onde tem liderado uma iniciativa para facilitar a comunicação do Judiciário com a população por meio de uma linguagem mais simples em intimações, comunicados e sentenças.

“Muitos documentos judiciais utilizam uma escrita bastante técnica, não acessível à maior parte dos cidadãos que precisam da Justiça para resolver seus conflitos”, diz Juíza Graziele Cabral.

A Juíza Graziele Cabral relata que, no balcão da Vara do Trabalho onde atua, costumavam chegar empregados e empregadores perguntando o significado do que estava escrito nas decisões emitidas pela Justiça. 

Ela menciona, como exemplos de juridiquês, as palavras "hialinamente" e "cônjuge supérstite", que significam, respectivamente, “claramente” e “viúvo”.

Clique para ler a matéria na íntegra

Quer acompanhar mais conteúdos sobre a justiça acessível e a importância da clareza no Judiciário? Acesse o meu portal ou ative as notificações nas minhas redes sociais, e fique por dentro das novidades!

Receba minhas
novidades em sua
caixa de mensagem!