BLOG DA GRAZIELE

Fim do juridiquês: desejo ou prática?

Dra Graziele Cabral
Dra Graziele Cabral
Linguagem Simples
23 Jul 2024
Profissionais acreditam nos benefícios de uma comunicação menos complexa e mais acessível
Fim do juridiquês: desejo ou prática?

O termo "juridiquês" é utilizado no Brasil para designar o uso excessivo do jargão jurídico e de termos técnicos usados pelos operadores de Direito, como expressões complexas, de escrita difícil e o uso do latim. Conhecida por quem atua na área, este tipo de comunicação possui determinada complexidade para os leigos e pode dificultar o entendimento de quem recebe a mensagem. Com isso, simplificar e desmistificar a linguagem jurídica se torna relevante. O Direito, assim como outras áreas, a exemplo da economia e medicina, possui uma forma técnica que deve ser utilizada sempre que preciso, porém os profissionais devem ter o discernimento de saber em quais momentos podem abrir mão da fala técnica para se aproximarem de seu público.

A questão do 'juridiquês' se refere à falta de esclarecimento da linguagem jurídica. Isso impede a compreensão adequada do que está sendo dito, de modo que o processo de comunicação pode ser prejudicado.

Também em discussão, o legal design pode ser uma ferramenta que facilita a compreensão e colabora com soluções jurídicas. 

 

Fonte: Análise

Quer conhecer mais sobre as rotinas trabalhistas e a Justiça do Trabalho? Clique aqui e tenha acesso a informações em linguagem simples e acessível, sem juridiquês!

Receba minhas
novidades em sua
caixa de mensagem!

siga meu instagram