BLOG DA GRAZIELE

Juíza Graziele Cabral notifica Detran VG para adequar ambiente de trabalho para os servidores, relata VGNotícias

Dra Graziele Cabral
Dra Graziele Cabral
Direito do Trabalho
04 Jun 2018
A Juíza da Vara do Trabalho de Várzea Grande, Graziele Cabral Braga de Lima, notificou o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT)
Juíza Graziele Cabral notifica Detran VG para adequar ambiente de trabalho para os servidores, relata VGNotícias

A Juíza da Vara do Trabalho de Várzea Grande, Graziele Cabral Braga de Lima, notificou o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) para que em 30 dias promova adequações na unidade do CIRETRAN de Várzea Grande, instalada no estacionamento do Várzea Grande Shopping.

A ação foi proposta pelo Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT), que alegou que o estacionamento do Várzea Grande Shopping, por ser fechado é insalubre, há acúmulo de gases provenientes dos escapamentos dos veículos, ressaltou que os trabalhadores que lidam com a vistoria não utilizam nenhum tipo de EPI, sujeitando-se a riscos, tais como ruídos excessivos, monóxido de carbono e hidrocarbonetos.

O Sindicato alegou ainda, que não há rampas para que os vistoriadores possam exercer suas atividades, de modo que precisam entrar embaixo do veículo para realização das atividades.

Em sua defesa, o Detran justificou que em razão de tratar-se de serviços público indispensável e inadiável transferiu os serviços temporariamente para o local dentro do Shopping de Várzea Grande, negando os fatos narrados pelo Sindicato e pugnando pela improcedência.

“No entanto, conforme manifestou-se o perito, no que tange à insalubridade, considerou-se a forma em que os trabalhos são realizados, não permanecendo o vistoriador todo o tempo no ambiente onde são periciados os veículos. Nesse contexto, com relação as alegações de insalubridade no ambiente de trabalho julgo o pedido de adequação IMPROCEDENTE”, diz trecho da decisão.

A magistrada ressaltou, que após todas as considerações, não se pode perder de vista que a Ação visa, em que pesem todas as alegações, tão somente adequação do meio ambiente de trabalho a fim de garantir um meio ambiente de trabalho adequado.

“Desse modo, pelo conteúdo do laudo pericial, há necessidade de adequação do local de trabalho no que tange a iluminação e ergonomia. Sendo assim, determino que a reclamada, no prazo de 30 dias, promova as adequações necessárias para garantir um adequado meio ambiente de trabalho, adequando a iluminação do ambiente e instalando um elevador veicular, ou comprove que já realizou as aludidas modificações, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00, limitadas a R$ 30.000,00”, decide.

 

Fonte: VGNotícias

Quer conhecer mais sobre as rotinas trabalhistas e a Justiça do Trabalho? Clique aqui e tenha acesso a informações em linguagem simples e acessível, sem juridiquês!

Receba minhas
novidades em sua
caixa de mensagem!

siga meu instagram