BLOG DA GRAZIELE

Linguagem simples agora é política pública no Brasil!

Dra Graziele Cabral
Dra Graziele Cabral
Linguagem Simples
06 Fev 2026
Você já parou para pensar que termos como "juridiquês" ou "tecnicês" podem dificultar o acesso das pessoas aos seus direitos básicos?
Linguagem simples agora é política pública no Brasil!

Você já parou para pensar que termos como "juridiquês" ou "tecnicês" podem dificultar o acesso das pessoas aos seus direitos básicos? A nova Política Nacional de Linguagem Simples (PNLS) torna obrigatório que os órgãos públicos se comuniquem de forma clara e objetiva com a população. Essa mudança tem um impacto direto na vida das pessoas, garantindo que todos possam entender a comunicação oficial, sem obstáculos desnecessários.

O problema é claro: muitas pessoas não compreendem termos como "prazo decadencial" ou "indeferido por ausência de pressupostos". E o resultado disso? Pessoas que perdem benefícios, desistem de buscar ajuda ou saem de processos sem entender o que aconteceu. Isso gera desigualdade e prejudica quem já enfrenta dificuldades para acessar os serviços públicos.

O objetivo da PNLS não é alterar a forma como você se comunica no dia a dia, mas garantir que a linguagem usada pelo governo seja acessível a todos, especialmente para aqueles que mais precisam. A ideia é tornar a comunicação oficial inteligível, para que ninguém fique para trás por conta de um vocabulário complicado.

Linguagem simples não significa simplificar de forma exagerada. Ela é estratégica, inclusiva e justa. Afinal, a escolha das palavras em um documento pode ser o que vai incluir ou excluir uma pessoa do acesso aos seus direitos. Com a PNLS, a comunicação se torna mais humana, garantindo que todos compreendam de forma clara e igualitária.

Autoria de Graziele Cabral por WMB Marketing Digital

Clique aqui e conheça mais sobre as rotinas trabalhistas e a Justiça do Trabalho!

Receba minhas
novidades em sua
caixa de mensagem!