BLOG DA GRAZIELE
Mais de 1,6 mil pessoas morreram por acidente de trabalho em 2025

No Brasil, mais de 1,6 mil trabalhadores e trabalhadoras morreram, por acidentes de trabalho, no primeiro semestre deste ano. É o que aponta o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que realizou, nesta segunda-feira (28), um encontro virtual para marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no domingo.
As mortes foram causadas pela prática do trabalho em si, em acidentes no trajeto até o local de trabalho ou por doenças geradas pelo ambiente laboral.
Durante o encontro, a Coordenadora geral de fiscalização em segurança e saúde do trabalho do MTE, Viviane Forte, explicou que os casos aumentaram nos últimos anos. Mesmo assim, muitas situações não ficam registradas como acidente trabalhista.
O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho registrou, entre 2012 e 2024, mais de 8,8 milhões de notificações de acidentes de trabalho, no país.
Ainda no debate virtual, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Juliane Mombelli, citou os setores que demandam mais atenção, devido a condições precárias ou jornadas exaustivas. E a questão da saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores.
Ainda segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, somente no ano passado, mais de 470 mil pessoas se afastaram do trabalho por causa da saúde mental, principalmente com diagnósticos de transtornos de ansiedade e depressivos.
Os acidentes de trabalho também provocam impactos nos cofres públicos. Entre 2018 e 2022, mais de 770 mil trabalhadores e trabalhadoras afastados passaram a receber os benefícios da previdência, que somaram mais de R$ 54 bilhões em auxílios e pensões por acidentes trabalhistas ao INSS.
Fonte: Radio Agência
Clique aqui e conheça mais sobre as rotinas trabalhistas e a Justiça do Trabalho!